Taxa de Metabolismo Basal - O Que é e Como Calcular.
Estilo de Vida Saudável, Nutrição, Perda de Peso, Saúde
Taxa de Metabolismo Basal – O Que É?

Taxa de Metabolismo Basal – O Que É?

Você sabe o que é a taxa metabolismo basal do seu corpo? Essa taxa é a quantidade mínima de energia necessária para manter as funções vitais em repouso, ela é de extrema importância, pois é o metabolismo do seu corpo e maneira na qual você sobrevive. Essa taxa também pode mudar de acordo com o seu peso, sua altura, idade, sexo, a quantia de atividade física realizada. Além disso, outras doenças também pode influenciar a  taxa de metabolismo basal, por isso é preciso sempre estar atento com sua saúde.

Caso você também esteja tentando perder peso, ganhar ou manter, é uma ótima ideia começar com o cálculo de sua taxa metabólica basal, acompanhe alguns passos para saber como calcular sua taxa de metabolismo basal.

Como Calcular Sua Taxa de Metabolismo Basal

Metabolismo Basal

Primeiro determine o seu peso em Quilos, porque quanto mais pesado você estiver consequentemente que mais energia o seu corpo utilizará, se a caso você estiver tentando perder peso, recorde-se de que o peso pode variar em até 2 kg ao longo do dia, dependendo muito do que você bebeu ou comeu até o usar do banheiro.

Segundo meça a sua altura, porque quanto maior o tamanho geralmente maior será o seu nível de taxa metabólica basal, use sempre centímetros para poder medir sua altura.

Para calcular o valor dessa taxa de metabolismo basal é preciso uma formula que leva em consideração a idade, peso, altura e sexo.  É preciso seguir a seguinte equação:

66 + (13,7 x  peso) + (5,0 x  Altura em cm) – (6,8 x  idade).  Se desejarmos calcular o índice de um homem de 35 anos, com 175 cm de altura e 70 quilos ele possuirá uma taxa de metabolismo basal de aproximadamente 1700 calorias por dia.

A equação da TMB não é perfeita, ela é muito pessoal e pode variar de pessoa pra pessoa  e incluindo outros fatores como: a temperatura corporal, pessoas com temperatura elevada tendem a ter um aumento na taxa do metabolismo corporal, pessoas que realizam dietas, jejuns, podem reduzir essa taxa, uma vez que o corpo tentará compensar a falta, mantendo-se com menos combustível e também a hereditariedade algumas pessoas herdam metabolismo de seus pais.

Saiba também que a gravidez pode afetar a TMB, mulheres gestantes terão níveis mais elevados de TMB do que aquelas fora desse grupo, pois o organismo da mãe precisa de energia a mais para nutrir o organismo do bebê enquanto desenvolve-se no útero da mãe, essa também é uma das razões de mulheres gravidas sentirem mais fome durante a gravidez.

Existem outras maneiras mais complexas e diferentes para calcular o TMB baseado no consumo de oxigênio e a eliminação de gás carbônico pela respiração. As maneiras de calcular que vimos acima faz parte do método da equação de Harris-Benedict e foi elaborada no ano de 1919.

Cuide Bem de Você…

cuide-bem-de-voce

Algo que precisamos cuidar muito é de nossa saúde, pois ela é o bem mais precioso que temos nessa vida, é só quando cuidamos dela que vemos nossa vida melhor e o nosso bem estar. Então se preocupe sempre com você não espere que outro vai perguntar se você está bem se foi ao médico se fez  exames esqueça isso as pessoas não vão ficar fazendo isso depois que você já cresceu e ficou grande, é responsabilidade sua cuidar de você da sua saúde, do seu bem estar. Esteja sempre atento com tudo o que leu pode não parecer importante para você agora, mas quando ficar doente e por causa desses aspectos você recordará que poderia ter feito algo diferente, ter se alimentado melhor, ter ido consultar um médico, então aproveite a saúde que você tem hoje e se cuide.

Compartilhe este artigo