Valor Nutricional dos Seus Alimentos - Como Maximizar? • Dietas ECS
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Como maximizar o valor nutricional dos seus alimentos?

Como maximizar o valor nutricional dos seus alimentos?

Todo mundo sabe que comer alimentos naturais faz bem, concorda? Embora, essa seja uma ideia universal sobre o assunto, muitas vezes não prestamos bem atenção quanto ao valor nutricional de cada um desses alimentos, e não estou falando apenas de consultar quais vitaminas e benefícios cada um tem sobre a saúde, mas de outras ações que ficam correlacionadas a maximização das vantagens em relação à comida que constantemente ingerimos. E se eu dissesse que é possível aumentar o valor nutricional dos seus alimentos, você acreditaria?

Se você já achou interessante esse assunto, ótimo, pois, você descobrirá informações muito interessantes sobre como maximizar o valor nutricional dos seus alimentos, informações estas, das quais, provavelmente, nunca se deu conta ou ouviu falar!

Vamos lá?

Frutas

Valor Nutricional

É verdade que a maioria das pessoas adoram comer frutas maduras, e há àquelas capazes de comer até mesmo, frutas verdes, como é o caso de manga verde ou pera, é claro que isso vai muito do gosto pessoal.

Mas ainda falando sobre a questão das frutas maduras, bem se sabe que caso não as consuma por um curto período de dias, logo se estragam e vão para o lixo, além do mais se estas frutas forem armazenadas inadequadamente, coloca em risco a saúde da pessoa, veja bem, elas podem mofar e assim formar bactérias e fungos em sua casca ou em sua polpa, sendo assim, se forem consumidas, poderá haver sérias implicações para a saúde.

Diarreia é o mínimo que se pode ter de consequência, outros problemas em comer frutas mal armazenadas e ruins podem causar a curto ou longo prazo, outros problemas, como: problemas respiratórios, problemas alérgicos, e pior que isso, podem causar câncer, por meio de algumas toxinas.

E já sabendo de tudo isso, é bom mesmo prestar bastante atenção na hora de armazenar os alimentos para consumo.

E Como Maximizar o Valor Nutricional dos Seus Alimentos?

valor nutricional dos seus alimentos

  • Em caso de comida industrializada, fique atento a data de validade.
  • Cubra os alimentos com tampa ou com outros recursos que possam evitar que o alimento entre em contato com esporos de fungos que ficam no ar.
  • Refrigere a comida.
  • Comidas que fiquem fora do congelador, só podem ser ingeridas com no máximo 3 dias de preparadas.
  • Mantenha alimentos no congelador, sempre que possível.

Outras questões de uso que estão associadas a maximização nutricional dos alimentos:

  • Quanto menos óleo usar, melhor!

A população vive doente, e ás vezes não percebe que o cardápio cotidiano é que é o grande vilão da história!

O óleo de cozinha, por exemplo, tem sido muito criticado pelos nutrólogos, o grande problema é que quando não estamos vendo o preparo de certos alimentos, o achamos maravilhosos e até deliciosos, mas depois que tomamos nota do que realmente acontece, até que eles cheguem ao processo final, ou seja, sendo colocado em nossa mesa, ficamos mais cuidadosos e até temerosos, pensando no final das consequências, após o prolongado consumo dos mesmos, ou seja, anos e anos de alimentação com àquilo.

Para falar bem a verdade, isso é como um tapa na cara! Ainda mais quando temos o costume de consumir estes e àqueles ingredientes, que apesar de queridinhos, acabam por deixar-nos ainda mais preocupados!

E isso tem a ver com o óleo de cozinha, sim ele mesmo, o famoso!

Para você entender melhor, seja de soja ou de milho, você há de lembrar que estes se tratam de grãos, correto?

Pois é, agora imagine o trabalhão que é extrair óleo de grãos secos… Hum… Como isso é feito?

Pois é aí que chega o grande X da questão.

Para você entender ainda mais, para que esses grãos sejam convertidos em óleos, eles precisam passar por processos químicos e são justamente esses processos que comprometem a sua saúde, e consequentemente também diminuem o grau de nutrientes que você pode ter dos alimentos.

Nesse sistema, até que o óleo fique com àquela consistência clarinha e bonita entram solventes, alguns tipos de pressões e calor, tudo isso junto, apesar de promover um resultado visualmente bonito, traz prejuízos à saúde.

Então você pode perguntar: “E o que vou fazer para fritar os alimentos”?

Muitas pessoas usam a famosa banha, ela é natural e por isso mais saudável, outros optam por grelhar os alimentos e assim conseguem ter pratos mais saborosos, conseguindo também maximizar o valor nutricional dos seus alimentos.

Além dessas dicas, aproveite também para:

  • Tomar no mínimo 2 litros de água para ajudar a nutrir e hidratar bem o organismo.
  • Tomar sucos adicionados de couve – pois ela é muito rica em clorofila, substância significativa para eliminar as toxinas do corpo, assim os nutrientes conseguem desempenhar com maior força e foco o que é por missão fazer! Limpar o corpo das impurezas e potencializar os resultados com vitaminas e minerais.
  • Além de todas essas opções, você deve associar à sua dieta, alimentos que combinem e reforcem um ao outro, ou seja, banana + maçã + mel na salada de frutas, suco de cenoura com laranja e assim por diante! Viu como é fácil?

Portanto, como você viu, não é bicho de sete cabeças, a chave para saúde trata-se apenas de duas coisas simples: Conhecimento e criatividade, o resto é pôr a mão na massa!

Curta, compartilhe, não deixe de comentar e aproveite de todos esses benefícios!

Sucesso e saúde sempre!

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